top of page

Minicursos

Só é permitida a inscrição do congressista em um (1) Minicurso, devido a logística de todos os Minicursos serem ministrados ao mesmo tempo.

O congressista inscrito em um Minicurso não poderá se inscrever  Maratona pelas mesmas razões de logística, sendo a Maratona ministrada simultaneamente aos Minicursos.

Introdução ao R

Teórico-prático

Palestrante: Prof. Dr. Gilson Carvalho

Vagas: 10

Local: Instituto de Ciências da Saúde - Canela

Descrição: Utilização de ferramentas para a comunicação de dados e resultados de forma eficiente e com alto impacto, com o uso de ferramentas gratuitas e disponíveis em diversos sistemas operacionais

Introdução à Python

Teórico-prático

Palestrante: Rafael Mercuri 

Vagas: 10

Local: Instituto de Ciências da Saúde - Canela

Descrição: Python é uma linguagem de programação de alto nível, interpretada, de script, imperativa, orientada a objetos e funcional. No atual cenário de desenvolvimento tecnológico, o aumento na geração de dados (Big data) se faz necessário o uso de ferramentas computacionais para melhor e mais eficiente interpretação dos mesmos. O objetivo do minicurso é introduzir aos alunos conhecimentos básicos da linguagem. Serão ministradas aulas práticas e teóricas sobre o tema. Sua estrutura se baseará em:

1. Histórico;

2. Tipos de variáveis;

3. Condicionais;

4. Laços;

5. Listas;

6. Funções.

Experimentação animal

Teórico

Palestrante: Profª. Drª. Rejane Santana

Vagas: 10

Local: Instituto de Ciências da Saúde - Canela

Descrição: Para prover o bem-estar animal, podem se destacar, especialmente, as instalações em

que os animais se encontram e o manejo realizado por profissionais especializado. Com isso, o presente minicurso é ofertado com o objetivo de promover a educação ética dando subsídio para a compreensão

dos elementos básicos no reconhecimento de características que demonstram bem-estar

em diferentes animais de laboratório. Além disso também serão destacados alguns

procedimentos técnicos específicos inerentes a atividade de experimentação animal.

1.  Introdução ao uso de animais em experimentação e sua aplicabilidade

2. Modelos alternativos

2. Genética em animais de laboratório

3. Introdução ao uso de animais em experimentação e sua aplicabilidade

4. Aspectos fisiológicos, anatômicos e reprodutivos das espécies

5. Estresse, dor e sofrimento

6. Planejamento, aspectos construtivos, gestão de biotérios e manejo de colônias.

Diagnóstico molecular de doenças hematológicas

Teórico-prático

Palestrantes: MSc. Rogério Reis; 

                       Dr. Bruno Lopes; 

                       MSc. Brysa Silveira e

                       Gisele Brisson.

Vagas: 6

Local: Instituto de Ciências da Saúde - Canela

Descrição: A Leucemia é uma doença clonal do tecido hematopoiético que se caracteriza pela proliferação anormal de células progenitoras da linhagem mielóide e/ou linfóide. Embora a sua causa específica ainda não esteja completamente definida, sabe-se que fatores genéticos e ambientais desempenham papéis importantes na patogênese molecular desta anormalidade. O objetivo desta proposta é a apresentar aos alunos os métodos utilizados no diagnóstico molecular de doenças hematológicas.

Gestão e Tecnologias Ambientais Aplicadas no Gerenciamento de Resíduos de Saúde e Industriais

Teórico-prático

Palestrantes: Michele Cruz Costa Calhau

Vagas: 10

Local: Instituto de Ciências da Saúde - Canela

Descrição: A geração de resíduos é um dos grandes problemas do século XXI, sendo a busca por soluções sustentáveis um grande desafio para a sociedade moderna. A relevancia do tema justificam discussões em conferências nacionais e internacionais, visando mobilizar a comunidade cientifica no desenvolvimento de pesquisas e estratégias para a minimização dos impactos socioambientais associados à geração de resíduos. 
A enorme quantidade de resíduos gerados pelas atividades industriais e também na área de saúde causam impacto, e por isso devem ser gerenciados e tratados de maneira correta, a fim de minimizar os danos ao meio ambiente e a população. O objetivo deste minicurso é apresentar as principais estratégias e tecnologias adotadas para o gerenciamento de resíduos, os aspectos biotecnológicos e perspectivas futuras para esta área.

Sementes: Fisiologia e Aplicações Biotecnológicas

Teórico-prático

Palestrantes: Profª Drª Marta Loureiro e

                       DrªCristiane Dantas de Brito

Vagas: 10

Local: Instituto de Ciências da Saúde - Canela

Descrição: A biotecnologia é utilizada em grande escala na agricultura desde o início do século XX, como a cultura de tecidos, a fixação biológica de nitrogênio e o controle biológico de pragas. Esse ramo inclui também técnicas modernas de modificação direta do DNA de um organismo vivo qualquer, de forma a alterar precisamente as características desse organismo ou introduzir novas.

Embora a Introdução de Culturas geneticamente modificadas como milho tolerante a seca, arroz dourado, soja tolerante a herbicida, entre outros tenha crescido exponencialmente nos últimos 30 anos, muitos estudantes mostram-se alheios aos conhecimentos básicos sobre o objeto elementar destes estudos, as sementes. Visando preencher uma parte dessa lacuna este curso de extensão é direcionado a estudantes dos cursos de graduação em Biotecnologia, Biologia, Farmácia e áreas afins desta Universidade ou outras Instituições de Ensino Superior, inscritos na V Semana de Biotecnologia UFBA.

Os objetivos deste curso consistem em transmitir os conhecimentos básicos dos processos biológicos relacionados com a formação, dispersão, germinação e qualidade de sementes, bem como a utilização destas na biotecnologia e como os processos biotecnológicos podem interferir na qualidade das mesmas.  

As aulas serão divididas em teóricas e práticas A aprovação do aluno no curso e emissão de certificado serão condicionadas ao acompanhamento e participação nas aulas teóricas e práticas por parte dos mesmos, sendo necessário o cumprimento das 8 horas.

bottom of page